Logo Prefeitura de Salvador

ALERTA PARA RISCOS DE BANHO DE MAR EM ÁREAS SEM SINALIZAÇÃO EM SALVADOR

De acordo com a Salvamar, para evitar acidentes, as pessoas devem respeitar as sinalizações na praia, como as bandeiras que apontam áreas mais perigosas, e seguir a recomendação dos salva-vidas.

A Salvamar conta com cerca de 240 profissionais, que trabalham desde a praia do Jardim de Alah até Ipitanga. Eles atuam na prevenção de acidentes e prestam socorro em casos de afogamento.

Como ação preventiva, a Salvamar distribui bandeiras pelas praias para alertar os banhistas em trechos considerados perigosos. As sinalizações são indicativos da condição do mar para o dia.

A bandeira vermelha representa mar muito agitado e indica a impossibilidade de mergulho no trecho demarcado, devido ao elevado risco de afogamento.

A bandeira amarela simboliza um mar em atenção, no qual o banho no local está permitido, mas desde que o banhista tenha noções de nado e respeite as orientações dadas pelos salva-vidas. Por fim, a bandeira verde indica que o local é apropriado para banho sem restrições.

A Salvamar alerta também para que os banhistas procurem um mirante do órgão ao chegar à praia e não descuidem das crianças. Além disso, a Salvamar recomenda evitar o banho de mar caso realize consumo de bebidas alcoólicas e não avançar na água se passar do nível do umbigo.

Nos primeiros dois meses de 2022, o órgão contabilizou 198 resgates por afogamento nas praias. Nos três primeiros dias de março, já foram 17 ações de resgate promovidas pelos agentes.

Skip to content