Logo Prefeitura de Salvador

A Salvamar

QUEM SOMOS 

Somos a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), instituição vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), da Prefeitura Municipal de Salvador, que zela pela segurança dos banhistas nas praias do município desde 1981. Prestamos um serviço de extrema importância para a população soteropolitana e para os inúmeros turistas que todos os anos têm como destino principal as belas praias da capital baiana e que são atraídos também pela música, cultura, gastronomia, ancestralidade, além das festas populares e do famoso Carnaval.

Contamos com mais de 200 profissionais salva-vidas, que atuam em diversos setores, desde a área administrativa da instituição até a área operacional, que engloba 28 quilômetros de orla atlântica, com 35 postos fixos, conhecidos como mirantes de observação, distribuídos desde a Praia de Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga, limite com o município de Lauro de Freitas. Estamos presentes também nas ilhas de Maré e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe), pertencentes ao município de Salvador.

MISSÃO

Salvaguardar Vidas! Os agentes de salvamento aquático do município têm como missão principal a prevenção ao afogamento nas praias de Salvador. Fazendo valer todo o ciclo de cuidado com os banhistas, que vai desde a sinalização das praias, orientação e resgate em situações de afogamento, quando as outras duas etapas anteriores não são respeitadas ou ignoradas.

VISÃO

Tornar as praias de Salvador as mais seguras do o país, ao promover, cada vez mais, condições de segurança aos banhistas, junto com demais órgãos públicos e, sobretudo, com o trabalho de prevenção com a população.

VALORES

Atuar respeitando todas as diretrizes e protocolos de cuidado preventivo com os banhistas nas praias de Salvador;
Zelar pela boa conduta profissional, para a garantir o bom nome institucional;
Garantir com a prestação do bom serviço a segurança marítima da população soteropolitana e turistas nas praias da capital baiana;
Educação como instrumento de prevenção

HISTÓRIA

A Coordenadoria de Salvamento marítimo de Salvador (Salvamar) foi criada em  1981, na gestão do então prefeito Mário Kertész, ainda de maneira informal, sendo oficializada como órgão municipal em 16 de novembro de 1983, pelo então prefeito Manoel Castro, através do decreto nº 7000/83, e vinculada à Secretaria de Serviços Públicos. Entre 1981 e 1982 acontece a primeira grande Operação Verão, que contou com o apoio da Coca-Cola, instalando postos de concreto do Jardim de Alah até a praia de Placaford, adquirindo um vasto acervo de equipamentos de salvatagem e veículos de transporte. O primeiro coordenador da Salvamar foi Marinaldo Moradilho Mello e primeira sede localizada próximo à Praia de Jaguaribe.

Ainda em 1982, no segundo mandato do então prefeito Mário Kertész, a Salvamar, passa a ser administrada pela Secretaria de Defesa Civil. Em 1986, através do Decreto 7539/86, é extinta a Secretaria de Defesa Civil e a Salvamar passa a pertencer à Secretaria do Meio Ambiente.

Em 1989, na gestão do então prefeito Fernando José, ocorre a mudança da sede para o estádio da Fonte Nova. Em 1992, na gestão da então prefeita Lídice da Mata, a instituição passa a ser vinculada à Secretaria de Governo, através do Decreto 11255/92. Nessa época, ocorre a mudança da sede da Fonte Nova para o bairro de Ondina. Em 1998, na gestão do então prefeito Antônio Imbassahy, é inaugurada a atual sede da Salvamar, no canteiro central do bairro de Patamares. Em 2008, na gestão do então prefeito João Henrique, a sede da Salvamar é reformada e modernizada. Em 31 de agosto de 2008, foi inaugurado o Centro de Treinamento da Salvamar, com a construção de uma piscina semi-olímpica e sala de musculação.

No ano de 1996, saímos da praia brevemente por um motivo nobre. Fomos convidados para desfilar no 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, um reconhecimento a todos os servidores do órgão que se arriscam todos os dias para salvar vidas.

Como uma corporação que tem como meta salvar vidas, faz parte da nossa história a busca pelo aperfeiçoamento teórico e prático. Em 1997, a Salvamar participou do 1º Simpósio de Salvamento Aquático, promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), no Rio de Janeiro. A partir daquele evento, entendemos que o processo educacional traz resultados muito mais eficazes para diminuir as mortes por afogamento. Desde então, a Salvamar participa regularmente de simpósios e palestradas relacionados ao salvamento aquático.

Na área desportiva, temos atletas que competem e se destacam individualmente e/ou por equipe no salvamento aquático e em outras modalidades. Destacamos os títulos de campeão brasileiro de natação do circuito de maratonas aquáticas por equipe (2011) e o bicampeonato brasileiro de salvamento aquático (2010 e 2020), sendo a primeira equipe norte-nordeste de natação e o único grupamento civil de salvamento aquático do Brasil a ter estes títulos.

Chegamos a sediar, em 2010, o 10º Campeonato brasileiro e Sul-Americano de Salvamento Aquático junto com 9º simpósio brasileiro, trazendo relato de experiencias, apresentações de trabalhos científicos e discussões das novidades da área.

Nestas quatro décadas de existência, ajudamos milhares de pessoas em situação de risco nas praias, lagoas (Abaeté e Pituaçu) e diques (Tororó). Atuamos em enchentes, inundações e alagamentos no período de forte chuva, com o auxílio de profissionais da saúde no atendimento e nos primeiros socorros nas praias, assim como em milhares de eventos no perímetro litorâneo e em águas doces, que vão desde a tradicional travessia a nado Mar Grande x Salvador, Carnaval (Barra/Ondina), Réveillon, além da Copa do Mundo de futebol (2014), em Salvador.

 

Skip to content