Logo Prefeitura de Salvador

Área de Risco

Para evitar acidentes, as pessoas devem respeitar as sinalizações na praia, como as bandeiras que apontam áreas mais perigosas, e sigam a recomendação dos salva-vidas.

O Salvamar conta com cerca de 240 profissionais, que trabalham desde a praia do Jardim de Alah até Ipitanga, na prevenção de acidentes e prestam socorro em casos de afogamento.

Em época chuvas intensa, há uma grande incidência de corrente de retorno. Ela é formada pelo acúmulo de água na parte rasa da praia e favorecida pelas ondas e ventos; a rapidez dela consegue fazer frente com um nadador olímpico, atingindo três metros por segundo. Por isso, antes de entrar na água, o banhista deve checar se há uma mudança na cor da água do mar; se estiver mais escura, a corrente pode estar se formando.

As praias com maior risco de afogamento são Jardim de Alah, Jaguaribe, Aleluia, Stella Maris, Farol de Itapuã e Piatã. Estas localidades são mais frequentadas por surfistas por causa das altas ondas e possuem zonas demarcadas com uma bandeira vermelha indicando que o fluxo é mais intenso; o banho de mar não é aconselhado.

Skip to content