Logo Prefeitura de Salvador

INSTRUÇÕES DOS SALVA-VIDAS

Crianças:

É preciso ficar sempre atento aos movimentos das crianças, recomendamos a distância de um braço de distância, principalmente na água. Se uma criança desaparecer, peça ajuda imediatamente. Geralmente, as crianças seguem para o lado oposto ao sol e aos ventos.

Nadar acompanhado:

Quando a pessoa for nadar o ideal é que vá acompanhada. Desta forma, se algo acontecer, essa companhia é quem vai pedir ajuda imediata.

Dificuldades dentro da água:

Em caso de dificuldades dentro da água não hesite em pedir socorro. Faça movimentos com os braços para chamar a atenção das pessoas e/ou socorristas.

Saltos e Mergulhos:

Jamais faça saltos na água e evite mergulhar de cabeça, principalmente em locais sem Salva-vidas e que não são destinados a essa prática.

Instruções dos salva-vidas:

O salva-vidas é a pessoa que tem por missão zelar pela segurança dos banhistas. Ele é quem melhor conhece os riscos do mar, é quem sabe onde estão as correntes, valas, buracos e bancos de areia. Por isso ao chegar na praia peça informações ao guarda vidas e não deixe de segui-las para manter-se em segurança.

Ingestão de bebidas alcoólicas:

Não entre no mar e nem nade sob o efeito de bebida alcoólica. O álcool causa a diminuição dos seus reflexos e você perde a noção do perigo.

Não se banhar antes de passadas 3 horas das refeições:

A digestão de alimentos leva cerca de 3 horas para ocorrer. Durante esse tempo o sangue do corpo flui para os orgãos responsáveis pela digestão, criando uma certa sonolência. Se a pessoa nesse período resolver entrar no mar, então haverá uma rápida chamada de sangue para as regiões periféricas do corpo afim de compensar o desequilíbrio de temperatura, causando uma congestão.

Nadar em paralelo à praia:

Sempre nadar em paralelo à praia para facilitar a visualização e para não perder a noção de distância da mesma.

Skip to content